quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Nota de repúdio da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva"


Nota de repúdio da Comissão da Verdade de São Paulo "Rubens Paiva"




A Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” vem a público manifestar seu repúdio à invasão do Ossário Geral do Cemitério do Araçá, ocorrida na madrugada deste domingo (3/11), quando foram destruídos elementos da instalação “Penetrável Genet / Experiência Araçá”, de autoria dos artistas Anna Ferrari e Celso Sim, que tematiza a questão dos mortos e desaparecidos políticos da ditadura.

 Além da destruição dos monolitos de mármore que integravam a instalação, três sacos plásticos contendo ossadas foram abertos e o conteúdo foi espalhado, o que configura, além de crime, um enorme desrespeito com os restos mortais depositados nas gavetas violadas.

Vale ressaltar que esse ato de vandalismo ocorreu logo após o Ato Ecumênico “Pelo dever e pelo direito de sepultar os mortos”. Tratou-se de uma linda homenagem às vítimas da ditadura militar, que foi realizado pelo movimento por memória, verdade e justiça, em 2 de novembro, Dia dos Finados, exatamente no mesmo Cemitério do Araçá.

Essa violência é inaceitável. As autoridades competentes devem apurar com rigor e urgência as circunstâncias e os responsáveis por essa conduta criminosa, que afetou não somente a instalação artística, mas também constituiu uma afronta à consolidação da democracia e ao respeito integral aos direitos humanos.

 Diante da gravidade do ocorrido, convocamos todas e todos para estarem presentes no ato de repúdio que será realizado no dia 5 de novembro, terça-feira, às 12h, no Ossário Geral do Cemitério do Araçá. Nesse ato, também será inaugurada a obra “Penetrável Genet / Experiência Araçá”.


Pedimos que circulem em suas redes a presente nota e divulguem o mais amplamente este chamado.



São Paulo, 4 de novembro de 2013.




Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

Deputado Estadual Adriano Diogo – Presidente


Comissão da Verdade da Câmara Municipal
Vereadora Juliana Cardoso
Vereador Gilberto Natalini

CPMVJ - Comitê Paulista, Comitê Paulista Pela Memória, Verdade e Justiça





COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO “RUBENS PAIVA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário